Cidades

Em Ilhéus, Feira Cidadã oferta serviços de saúde e cidadania para a população

O município de Ilhéus, que completa 488 anos de fundação neste mês,  recebe, como parte das comemorações, a Feira Cidadã. Promovida pela Secretaria da Saúde do Governo do Estado (Sesab), no Centro de Convenções da cidade, a 63ª edição da Feira proporciona para a população um combo de serviços de saúde de cidadania a partir desta quarta-feira (1º) até a próxima sexta-feira (03).

De acordo com o coordenador do evento, Silas Gabriel, a expectativa é que cerca de 13 mil atendimentos sejam realizados até a sexta-feira. “Aqui em Ilhéus estamos ofertando só em consultas oftalmológicas mil atendimentos diários, caso haja necessidade cirúrgica, o paciente será encaminhado, automaticamente, para a realização do procedimento, na semana seguinte. A intenção é diminuir a demanda reprimida dos municípios e oferecer serviços de saúde e cidadania com qualidade”,  explicou Silas.

Os serviços de saúde oferecidos pela Feira Cidadã são consultas oftalmológicas, cirurgias de catarata, procedimentos de odontologia. També é possível realizar exames de imagem, como ultrassonografia e raio x, entre outros pré-operatórios, como eletrocardiograma.

Além disso, estão dispostos serviços de cidadania como inscrição de CPF, certidão negativa de antecedentes criminais e emissão de primeira e segunda via da RG serão ofertados de forma totalmente gratuita no SAC-Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Oportunidade de atendimento

A comerciante, Lúcia Menezes, esteve na primeira edição da feira na cidade e diz estar satisfeita por conseguir realizar o encaminhamento para realizar uma cirurgia de catarata. “Estou muito feliz, fui atendida rapidamente e vou,  finalmente, fazer minha cirurgia. Parabéns aos organizadores, por oferecerem ao povo da cidade um atendimento digno”. 

A médica Cristina Galvão, responsável pela realização dos exames de imagens da Feira Cidadã,  conta que a receptividade dos pacientes é excelente e que a demanda é alta. “Os serviços vêm sendo bem aceitos por onde a gente passa, aqui atendemos pessoas de todas as classes, mas o nosso foco são as pessoas carentes que não tem acesso a ultrassonografia pélvica, transvaginal, de abdome total, entre outras”, detalhou.

A prefeitura de Ilhéus aproveitou a infraestrutura montada e também disponibilizou à população consultas clínicas, imunização e serviço nutricional. 

Sorrisos renovados

Melhora a saúde bucal e a qualidade do sorriso leva o estande odontológico a ser um dos mais procurados. “A comunidade tem buscado os serviços de extração, canal e restauração. Nós queremos devolver o sorriso saudável a todos que são atendidos em nossos consultórios” afirma o coordenador do Odontomóvel, Carlos Magalhães.  

Para ter acesso à Feira Cidadã os usuários devem apresentar cartão SUS, RG, comprovante de residência e requisição médica, no caso de realização de exames. Além disso, é necessário apresentar o comprovante de vacina contra o Covid-19. 

Pela Bahia

As próximas edições da Feira Cidadã ocorrem nos dias 06, 07 e 08 de junho em Itabuna; nos dias 10 e 11 de junho em Ipirá, no Parque de Exposições Waldir Lapa, e em Ruy Barbosa, nos dias 17 e 18 de junho.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: