Bahia

Com estiagem, Andaraí e Planaltino têm decretos de emergência reconhecidos

Os municípios de Andaraí, na Chapada Diamantina, e Planaltino, no Vale do Jiquiriçá, tiveram nesta sexta-feira (23) decretos de emergência reconhecidos. As duas cidades alegam prejuízos econômicos que afetaram a população delas. Em Andaraí são 13,1 mil habitantes, e em Planaltino, 9,3 mil moradores, conforme última estimativa do IBGE deste ano.

Segundo a prefeitura de Andaraí, a estiagem provocou a perda da lavoura e prejuízos na pecuária de subsistência. Ainda segundo a gestão, as chuvas que caíram foram esporádicas, o que não permitiu a recuperação da produtividade. Situação parecida com a de Planaltino. No decreto de emergência feito pelo município, a prefeitura declarou que a falta de chuva acarretou prejuízos, com perda de plantações e morte de animais.

De acordo com o decreto estadual desta sexta, o período de emergência vai vigorar por 180 dias, contados a partir do momento em que foram reconhecidos pelas prefeituras. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado (Sudec), Paulo Luz, com o decreto o Estado se compromete a assistir as populações.

CARROS-PIPA

“A gente tem de socorrer os municípios com carro-pipa, principalmente nas zonas rurais que ficam desassistidas. Nessa época, as cisternas que juntam água já secaram, e as nascentes e pequenos córregos também não já não correm mais água e agente precisa assistir essas famílias”, disse ao Bahia Notícias.

Fonte:Bahia Noticias

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: