Sem categoria

Embaixador de Israel recebe Título de Cidadão de Salvador

Yossi Shelley foi homenageado pela vereadora Lorena Brandão em sessão que marcou os 71 anos do Estado de Israel

O estabelecimento do Estado de Israel se deu há 71 anos, em 8 de maio, data em que são realizados eventos festivos. Em Salvador, a celebração pela conquista da independência aconteceu, na Câmara Municipal, em sessão solene que também homenageou o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avralham Shelley, com o Título de Cidadão de Salvador. A atividade, realizada no Plenário Cosme de Farias, foi presidida pela vereadora Lorena Brandão, na noite desta terça-feira (14), no Plenário Cosme de Farias.
“Essa é a data mais importante para o povo judeu. Salvador está tendo a honra de poder fazer essa homenagem e eu me sinto muito honrada de estar à frente dessa sessão”, disse a vereadora. “Estamos celebrando ainda mais a união entre o país e a Terra Santa. Esse é um ato profético de agradecimento a Deus pela união entre Brasil e Israel”, completou Lorena. 
A sessão contou com a participação do secretário-executivo de Relações Institucionais da Casa, Heber Santana. “É importante esse reconhecimento pelo que o Estado de Israel representa e pode contribuir para o crescimento do nosso estado, especialmente na área de tecnologia que eles dominam e nós ainda temos alguns desafios a serem superados”, destacou Heber. 
Em 71 anos de história, a nação se destaca no mundo com conquistas impressionantes. Até hoje, o Estado de Israel conquistou 12 Prêmios Nobel. Israel é o país que mais recursos investe no tratamento e reciclagem de água e também é o criador em irrigação por gotejamento, técnica que transforma desertos em terras cultiváveis. Desde o início dos anos 50, a nação assumiu o compromisso de desenvolver tecnologias ambientalmente corretas para lidar com seus escassos recursos energéticos e de água. Atualmente, pelo menos 90% das residências israelenses usam energia solar para aquecer a água. Em Israel foi inventado o telefone celular, fósforo e o pen drive.
“Comemoramos o jubileu de ouro de Israel nesse Plenário.  Salvador tem toda pertinência para abrigar uma sessão como essa. O mundo hoje volta a ter um discurso de ódio em relação aos judeus. Será que toda catástrofe vivida pelo mundo não foi suficiente para entender que o discurso de ódio leva à morte?”, pontuou o presidente da Sociedade Israelita da Bahia, Miguel Kertzman, também ex-vereador.
Conduzido ao Plenário Cosme de Farias pelo bispo Atila Brandão e sua esposa Maílde, presidentes do Ministério Batista Internacional Caminho das Árvores (MBICA), o embaixador Yossi Avralham Shelley agradeceu a homenagem e destacou a cultura, história, belezas naturais e culinária soteropolitanas como uma das mais ricas que conheceu. Yossi falou também sobre a situação política do país e seu posicionamento no mundo. “Os judeus vão ser a luz para os pobres. É um país que ajuda outros com a tecnologia e conhecimento que gera”, afirmou.
Ocupando o cargo há dois anos, essa é a segunda vez que visita a cidade. “Estou feliz em receber esse título em uma cidade tão rica como Salvador. É uma honra ser o mais novo soteropolitano”, afirmou Yossi Shelley. 
A sessão, que contou com diversas apresentações artísticas, foi encerrada pelo Coral Cantando o Agora. Também fizeram parte da mesa da sessão solene o desembargador Maurício Kertzman, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o bispo Eliseu Cavalcante e o rabino Mariano Belprado. 
 

<

p class=”source-news”>Fonte da notícia: Secom

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.