BANCADA DO PT DIVULGA NOTA DECLARANDO APOIO AO CANDIDATO DO DEM PARA PRESIDÊNCIA DO SENADO
Segundo a nota, o apoio tem como pilar, o grave momento econômico, social e político que o país atravessa
Bahia Popular – Em nota assinada pelo líder do governo no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE) e pelo vice líder, Jaques Wagner (PT-BA), a bancada petista, decidiu de forma unânime, declarar apoio ao candidato do DEM, para Presidência do Senado, Rodrigo Pacheco, (DEM-MG).
Segundo a nota, o apoio tem como pilar, o grave momento econômico, social e político que o país atravessa. Além disso, a decisão visa nomes que tenham menor alinhamento com pautas bolsonaristas, caso do Senador Demista, já que outros nomes na mesa, tem maior alinhamento com as pautas de extrema direita do Chefe do Executivo Nacional.
Além disso, segundo reportagem do Valor, o PT garantiu o controle da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e de outros dois colegiados, caso Pacheco obtenha a vitória: as comissões de Direitos Humanos (CDH) e do Meio Ambiente (CMA), importantes nos esforços das garantias de direitos e também na proteção da Amazônia.
Pacheco é ainda a escolha do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Na nota, a bancada afirmou que o apoio não significa uma aliança no campo político.
“O PT tem bastante claro que a aliança com partidos dos quais divergimos politicamente, ideologicamente e ao longo do processo histórico se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora do Senado Federal, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais.”