Cidades
Assembleia recebe visita de estudantes do município de Lauro de Freitas
A visita dos alunos integra o programa A Escola e o Legislativo da ALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu, na tarde desta quarta-feira (23), a visita de 41 estudantes da Escola Municipal Enock Amaral, unidade educacional sediada no município de Lauro de Freitas. A atividade integra o programa A Escola e o Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo com o objetivo de aproximar o Parlamento dos diversos segmentos da sociedade, contribuindo para o exercício da cidadania.
A iniciativa busca ainda a participação da comunidade estudantil, através das visitas pedagógicas que acontecem semanalmente na Casa de leis da Bahia. Acompanhada de quatro docentes, a turma do 5º ano do ensino fundamental assistiu a palestras ministradas por servidores da ALBA ao longo da tarde. No plenarinho, ocorreram três apresentações: Laura Ramos, coordenadora do programa, fez uma explanação a respeito dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; Marilanja Pereira apresentou a estrutura do Parlamento; e Evandro Carvalho contou detalhes do Mural de Carybé e do painel Galeota Gratidão do Povo, do artista Carlos Bastos. No Memorial da ALBA, os estudantes foram recepcionados por Lígia de Oliveira, que apresentou o espaço ao grupo.
Para a coordenadora Laura Ramos, a ação é uma oportunidade para os alunos aprenderem como funciona o Poder Legislativo baiano. “São visitas importantes, porque aqui na Assembleia Legislativa são votadas leis que vão impactar o dia a dia da sociedade. Nesta semana, por exemplo, foi votada a Lei de Diretrizes Orçamentárias, um instrumento que indica quais serão as prioridades do governo no ano que vem”, exemplificou.
A professora Francislene Cerqueira, responsável pela turma de discentes, destacou a importância da visita pedagógica para a formação dos estudantes. Em 2017, a docente esteve na ALBA pela primeira vez conduzindo uma turma também do 5º ano. “Essa atividade enriquece o processo de aprendizagem, porque é o momento em que eles podem ver, na prática, o que é ensinado no ambiente escolar”, apontou.
Outro fato mencionado pela docente é que os estudantes puderam assimilar a simulação de uma eleição que fizeram no âmbito escolar, por ocasião do pleito eleitoral ocorrido em outubro deste ano. “Fizemos esse exercício de cidadania na escola através de uma eleição para que eles pudessem conhecer as funções dos deputados federais e estaduais, dos senadores, do governador e do presidente. Acreditamos que essa experiência de vivenciar o Poder Legislativo de perto vai ajudar na formação de cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres”, frisou Francislene.