Vitória da Conquista – Prefeitura da Zona Oeste se aproxima da marca de 600 mil atendimentos em quase cinco anos de funcionamento
Desde a criação da Prefeitura da Zona Oeste (PZO), no Centro Cultural Glauber Rocha, em dezembro de 2018, com o objetivo de descentralizar uma série de serviços municipais e também de outros órgãos e entidades de diferentes instâncias, já foram realizados quase 600 mil atendimentos.
Com a abertura do Centro Cultural Glauber Rocha para além dos eventos periódicos promovidos pela Prefeitura, a área externa do espaço passou a oferecer mais de 400 vagas gratuitas de estacionamento. Além disso, a PZO dispõe de praça de alimentação, caixa eletrônico 24h, postos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e serviços da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Entre os serviços oferecidos pela Prefeitura estão Cartão SUS, CadÚnico e Bolsa Família, Sala do Empreendedor, Coordenação de Transportes, ATUV, Projovem Urbano e Rural, Coordenação das Escolas Nucleadas, além da base da Guarda Municipal.
Recentemente, o leque de parcerias passou a incluir serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como a realização de eletrocardiogramas, a fim de reduzir a demanda pelo procedimento na zona oeste da cidade. A PZO também vem sediando, periodicamente, campanhas de vacinação.
Além disso, a Secretaria Municipal de Governo (Segov) funciona integralmente no local. E, semanalmente, nas manhãs de terça-feira, a prefeita Sheila Lemos cumpre sua agenda no gabinete da PZO, recebendo lideranças comunitárias e moradores em geral. “Foi um pedido da prefeita Sheila Lemos para que nós pudéssemos colocar a PZO à disposição da comunidade, em todos os sentidos”, explica o diretor do comitê gestor da PZO, Wal Cordeiro.
Para tornar o ambiente mais acolhedor para o público, o local passou a oferecer o chamado “espaço kids”, no qual as pessoas podem deixar seus filhos enquanto são atendidas nos diversos serviços. Os gestores também passaram a recorrer à musicoterapia durante o expediente. “Nós deixamos músicas sendo tocadas em som ambiente, para gerar mais tranquilidade tanto para os servidores quanto para os munícipes que usufruem do serviço”, informa Wal Cordeiro.
No próximo semestre, a PZO vai ampliar o atendimento, passando a oferecer uma nova unidade do Procon. “Isso é para melhor atender à comunidade. Como o estacionamento é gratuito, fica mais fácil para as pessoas procurarem os serviços do Procon”, observa o diretor do comitê gestor.
Atendimento permanente
Além dessa oferta de serviços da PZO, o Centro Cultural Glauber Rocha abriga de forma permanente o Planetário Municipal Professor Everardo Públio de Castro, que exibe filmes cujos temas variam entre ciência, tecnologia e astronomia, com entrada gratuita. Às terças, quartas e quintas-feiras, as sessões são reservadas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Às sextas-feiras, as exibições são abertas à comunidade em geral, mediante agendamento que pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (77) 3421-4271, ou pelo formulário disponível nestelink.
No espaço, existem ainda 88 boxes, dos quais 71 estão ocupados por empreendedores ligados a dez associações dedicadas à economia solidária (GEP, FRIBOART, AEPS, ASPEC, USCO, AAC, G-ART, INCLUSO, GASP e COOPASUB).
Eventos culturais
Mesmo com a disponibilização de todos esses serviços, o local continua a sediar os eventos culturais organizados pelo Governo Municipal, como o recém-concluído Arraiá da Conquista, o Natal Conquista de Luz, o Festival de Educação e Cultura de Vitória da Conquista (Festeccon), o Festival Suíça Bahiana e outras iniciativas que recebem o apoio da Prefeitura, a exemplo da Semana de Ciências e Tecnologia e da Marcha para Jesus.
“A PZO é um espaço importante para a população de Vitória da Conquista. Ela oferece serviços públicos de qualidade, perto da população, e é palco de grandes eventos. A PZO está ajudando a melhorar a qualidade de vida da população”, conclui Wal Cordeiro.