Vitória da Conquista – Cras Vila América realiza oficina de Libras com crianças e adolescentes
As crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do Cras Vila América participaram de uma aula de Libras, nesta segunda-feira, 10, ministrada pela intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Renata Lima, que buscou conscientizar os jovens do SCFV sobre a importância da comunicação inclusiva.
A gerente do Cras Vila América, Kelly Newton, ressaltou que a atividade é uma forma de reforçar valores de inclusão e valorização da diversidade, proporcionando atividades que promovam a conscientização e a formação cidadã de crianças e adolescentes. “Buscamos sempre proporcionar atividades que valorizem as diferenças. A aula de Libras é mais uma forma de sensibilizar nossas crianças e adolescentes para a importância da comunicação acessível e da inclusão de pessoas com deficiência auditiva”.
Durante as atividades, a intérprete Renata Lima compartilhou suas experiências com os jovens. Casada com um deficiente auditivo, Renata atua como intérprete há mais de 5 anos. “Para mim, é muito gratificante poder compartilhar meus conhecimentos e promover a inclusão por meio da comunicação. Espero que essa aula tenha despertado nos participantes, o interesse e a sensibilidade para a importância da Libras na inclusão social”, relatou Renata.
E as crianças aproveitaram a oportunidade para se divertir e aprender como falar qual profissão querem exercer quando crescer. Ana Cláudia Silva, uma das adolescentes que participou da oficina, disse que deseja ser fotógrafa. “Foi uma experiência incrível poder aprender um pouco mais sobre Libras. Fiquei muito feliz em ter essa oportunidade”, afirmou Ana.