Projeto do Novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento é apresentado na Bolsa de Valores
Com o objetivo de atrair investidores nacionais e internacionais interessados em construir e administrar o novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento foi realizada a apresentação do projeto de concessão na Bolsa de Valores de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (6). Uma equipe técnica composta por representantes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e da BahiaInvest realizou a exposição das informações do projeto e da modelagem econômica.
O aeroporto internacional de Porto Seguro é o segundo maior do estado e o terceiro maior do Nordeste em movimentação de passageiros e aeronaves na aviação regional. O município é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e, somente em 2022, dois milhões de passageiros circularam pelo equipamento aeroviário. “Além de ser um ponto de desembarque e embarque de turistas, é o único equipamento aeroviário regional que opera com deslocamento nacional e internacional de cargas no estado. Com o novo aeroporto poderemos ampliar rotas e possibilitar novos negócios e mais desenvolvimento econômico para a Bahia”, explica Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura. A próxima etapa é o recebimento das propostas, em 18 de setembro, e a realização do leilão está prevista para acontecer em 27 de setembro, na Bolsa de Valores.
Concessão
O projeto de concessão do novo aeroporto internacional prevê a construção, operação, manutenção, administração e exploração comercial do equipamento, no município de Santa Cruz Cabrália durante o período de 30 anos. Além disso, contemplará também as obras de requalificação e operação temporária do atual aeroporto de Porto Seguro. Os interessados poderão obter informações através do e-mail aeroportocostadodescobrimento@infra.ba.gov.br até o dia 11 de setembro. O edital e outros dados estão disponíveis no site www.infraestrutura.ba.gov.br.
Inicialmente, o equipamento tem a previsão de receber em torno de 4 milhões de passageiros por ano. São previstas ampliações nas fases seguintes, acompanhando o crescimento da demanda, após o início de sua operação. O investimento previsto para a construção e operação do equipamento é de R$ 7,6 bilhões. Além do secretário de Infraestrutura (Seinfra), Sérgio Brito, estiveram presentes o superintendente de Planejamento em Logística e Transportes da Seinfra, Mateus Dias, a diretora de operações da BahiaInvest Camila Aguiar e o secretário Especial do Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti. O evento foi conduzido pela empresa B3, especializada em mercado financeiro.