Política
Chefe do Parlamento prestigia posse do novo presidente da UPB
O mundo político da Bahia marcou presença nesta segunda-feira (13) na cerimônia de posse e transmissão de cargo ao novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, o popular Quinho (PSD), para o biênio 2023/2024, sucedendo o prefeito de Jequié, o ex-deputado Zé Cocá (PP). Nesta mesma solenidade, realizada no auditório da entidade municipalista, no Centro Administrativo da Bahia, tomou posse a nova diretoria e conselho fiscal da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia), que terá na presidência o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araujo, substituindo Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí.
Participaram da solenidade o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, o senador Otto Alencar (PSD), o presidente do Tribunal de Contas, Marcus Presídio, a nova defensora pública geral da Bahia, Firmiane Venâncio, além de secretários estaduais, parlamentares, prefeitos de todas as regiões, secretários municipais, vereadores e muitas lideranças políticas.
Para o chefe do Parlamento baiano, a UPB é de extrema importância para os 417 municípios baianos, porque é a entidade que leva os pleitos do povo para Brasília. Adolfo Menezes disse que é nas cidades do interior que os prefeitos sofrem mais, onde a população tem o contato direto para levar as suas reivindicações. “Tem apenas três meses que um novo governo assumiu os destinos do país, muita coisa há de ser feita, a ser mudada, e a UPB, ao lado dos prefeitos e dos deputados representantes, deverá ajudar o presidente Lula a fazer um grande governo para atender à população que mora nos quase 5.600 municípios do Brasil”, afirmou o presidente da ALBA.
Muito feliz e emocionado, o novo presidente da UPB, Quinho, tem uma boa expectativa pela reconstrução do Brasil, através de um novo pacto federativo, com ações que possam melhorar a vida dos municípios. Dentre elas, citou a nova PEC 14/2022, que reduz de 22 para 11 por cento a alíquota patronal do INSS pago pelas prefeituras. Ele elogiou as últimas ações do governo federal que, segundo avalia, colaboram para o fortalecimento dos municípios. “Tivemos uma pauta importante, na última sexta-feira, no Palácio do Planalto, quando foi anunciado um reajuste de 39% na merenda escolar, além do lançamento da nova plataforma ‘Mãos à Obra’, que vai permitir o reinício de aproximadamente 4.500 obras paralisadas. Acho que a reconstrução do Brasil passa por um municipalismo forte”, declarou.
Muitos deputados estaduais prestigiaram a cerimônia. Robinson Almeida (PT), Niltinho (PP), Vitor Bonfim (PV), Ivana Bastos (PSD), Fabíola Mansur (PSB), Olívia Santana (PC do B), Fátima Nunes (PT), Soane Galvão (PSB), Eduardo Alencar (PSD), Júnior Muniz (PT), Eures Ribeiro (PSD), Alex da Piatã (PSD), Eduardo Salles (PP), Maria del Carmen (PT), Euclides Fernandes (PT), Ludmilla Fiscina (PV), Luciano Simões Filho (UB) e Matheus Ferreira (MDB).