Bahia

SDE apresenta oportunidades de negócios no PDAC 2023

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) esteve presente na Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), evento mais importante de prospecção mineral e de mineração do mundo, que encerrou nesta quarta-feira (8), em Toronto, no Canadá. A Bahia participou da conferência da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), quando apresentou o potencial do estado para atender às necessidades da Nova Economia com a transição energética. A Bahia dispõe de produção e de novos potenciais para a produção de minerais estratégicos para esta nova indústria, a exemplo de níquel, cobre, vanádio e vários outros. Na conferência apresentaram-se também diversas empresas internacionais de mineração e órgãos públicos.

“Temos na Bahia uma gigantesca janela de oportunidades e a mineração é uma delas. Temos um ambiente saudável e favorável para novos investimentos e vivemos um grande momento de atração de capital internacional. Participar de feiras como a PDAC é atrair os olhos do mundo para o nosso estado. Tenho dito que países desenvolvidos buscam novas matrizes energéticas, diante das mudanças climáticas e da pressão por medidas para conter o colapso ambiental e nós somos uma grande alternativa”, diz o secretário da pasta, Angelo Almeida.

A Bahia é o estado brasileiro com maior potencial mineral inexplorado e, portanto, objeto de interesse de grandes empresas mineradoras internacionais. É de grande importância apresentar as nossas oportunidades minerais, em particular aquelas descobertas pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), dentre quais estão muitos dos principais projetos de mineração em operação em nosso Estado, a exemplo do Níquel de Itagibá, do Vanádio de Maracás e o Ouro de Santaluz e Valente, projetos que pagam royalties ao Governo do Estado”, declarou o secretário.

O superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Paulo Guimarães, apresentou as novas descobertas feitas pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) na Bahia relativas a minerais estratégicos para a transição energética, tais como níquel, cobre, cobalto, vanádio e grafite. “A apresentação foi muito bem recebida pelos presentes, que se mostraram interessados nos resultados e elogiaram bastante o trabalho desenvolvido pela CBPM, essencial para o desenvolvimento da mineração na Bahia, em particular no cenário da transição energética. Tema mais importante tratado no PDAC 2023, uma vez que o mundo precisará cada vez mais de minerais estratégicos para a produção de baterias para mobilidade e armazenamento de energia das fontes eólica e solar”, declarou.

No primeiro dia do PDAC, que ocorreu domingo (5), o representante da SDE participou de uma conferência da Câmara de Comércio Brasil x Canadá. Além de reunir-se com o governo de Ontário para discutir questões relativas ao mercado de regulação de mineração. Uma nova reunião ocorrerá no final da conferência para discutir questões ligadas ao licenciamento ambiental, intercâmbio e relação com o setor acadêmico.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo