FIQUE DE OLHO: 91% DOS DEPUTADOS, ALVOS DA LAVA JATO JÁ CONFIRMARAM QUE SERÃO CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES DESTE ANO
Dos 55 deputados federais alvo de inquéritos e ações penais na Operação Lava Jato, 50 (o equivalente a 91% do total) vão disputar as eleições deste ano.
Se eleitos para o Congresso, eles mantêm foro privilegiado para serem investigados e julgados em casos que tramitam no Supremo Tribunal Federal. Com o novo entendimento firmado pelo STF, no entanto, o foro para parlamentares federais só vale para crimes praticados no mandato e em função do exercício do cargo. Crimes comuns ocorridos antes de assumirem seus cargos ou sem ligação com os mandatos podem ser julgados por tribunais de primeira instância.
Nesta terça-feira, 15, o STF julgará o primeiro político com foro na Corte no âmbito da Lava Jato, quase dois anos após aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República. Será o caso do deputado Nelson Meurer (PP-PR), réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é um dos que responderam que não pretendem concorrer neste ano.
Presidênte da Câmara
Com planos de concorrer à sucessão no Planalto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM- RJ), é alvo de três inquéritos no Supremo sobre supostos repasses de empreiteiras ao parlamentar. Os casos foram abertos com base em depoimentos de colaboradores das empreiteiras Odebrecht e OAS.
No nosso Quintal
Aqui na Bahia, temos um candidato que não só é alvo de investigações por atos de corrupção, como já se tornou réu, Lúcio Vieira Lima é candidatíssimo e conta com o apoio “silencioso” do prefeito Rodrigo Hagge. Embora o prefeito não tenha dito abertamente, o fato ficou evidênte, após o “evento” realizado na cidade para a entrega da usina de asfalto “playmobil”
“Usina” que inclusive tem sido chamada de tapa buracos por membros do alto escalão do governo.
Inclusive um presidiário Lula , quer ser a maior autoridades do país , presidente da república , se ele pode dar-se o direito a outros(corruptos) ser candidato .