ITAPETINGA: A POSTURA DA CONVENIÊNCIA E DOS FAVORECIMENTOS.
Eleitor que negocia o voto, bota qualquer um no poder.
A Câmara de vereadores é vista por pelo menos 80% dos aspirantes ao cargo, como uma possibilidade de aumentar seus ganhos, é encarado como uma forma de tirar vantagens de atos ilícitos. Esse processo é encabeçado pelo eleitor, que em época de eleição fica aguardando com certa ansiedade os candidatos, para venderem o seu voto. Quem vende o voto, perde o poder de cobrar ações do vereador. Esta é uma das razões pela qual a Câmara é pouco frequentada pela população. Isso pode ser visto na atuação dos vereadores deste munícipio, eles sofrem o efeito camaleão, ou seja, mudam a postura de acordo com o ambiente político no qual estão inseridos no momento. Quem compõe a base do prefeito, não contraria o prefeito, porque corre o risco de perder as benesses, quem está fora do poder, se traveste de representante do povo.
Itapetinga, passa por uma grande crise econômica, que assola todo o país, mas é importante que todos saibam que esta crise é agravada, pelo gestor municipal. Mas isto é tema para outra matéria.
Quando o eleitor, abre mão dos seus direitos, abre espaço para que os mal intencionados, que vem como candidatos a vereador, façam propostas de compra votos ao eleitorado municipal. Então meus caros, não adianta reclamar dos vereadores que tem cadeira na Câmara, pois foi talvez a sua corrupção que os colocou lá. Porém as pessoas fingem que este problema não existe.
Compra de votos é crime e quando um candidato faz proposta de compra de votos a você eleitor, ele já está deixando claro, que o projeto dele é pessoal. Fique ciente, à partir do momento que você vender seu voto, você vai estar ajudando a eleger um transgressor da lei, que entra dentro da Câmara para criar leis. Olha o tamanho da ironia!
Vereadores, que se aproveitam da crise de empregos, e chegam a pagar menos de um salário mínimo para o assessor, que aceita a proposta impulsionado pela necessidade e depois tem que devolver parte do seu salário, muitas vezes a maior parte dele para o vereador.
Enquanto o eleitor Itapetinguense agir desta forma, Itapetinga vai continuar parada no tempo. porque o prefeito que sentar na cadeira vai colocar preço no apoio do vereador, a barganha por cargos e outras vantagens não vai parar enquanto o eleitor não aprender a colocar gente decente no poder. A corrupção pode ser combatida, mas ela só será combatida quando o eleitor parar de vender seu voto, analisar a vida pregressa de cada candidato e procurar votar em uma pessoa que tenha no mínimo uma boa índole, que seja honesto.
Estou falando aqui de vereadores, mas o mesmo vale para deputados. enquanto o mercado estiver aberto, o país e o nosso município vai continuar imergido na lama. Depois não adianta chorar!
Compra de votos é crime eleitoral e causa cassação e inelegibilidade.