Educação

Sesc traz para a Bahia o projeto Arte da Palavra

A fim de promover novas experiências no âmbito da literatura, no mês de maio, o Sesc leva o projeto Arte da Palavra a Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Paulo Afonso. O projeto nacional busca fazer diferentes ações da cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos autores, até a valorização de escritores brasileiros consagrados. Ao longo do ano serão 91 artistas, escritores e poetas que vão participar de bate-papos, oficinas literárias e apresentações poéticas.

O projeto é dividido em três circuitos: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidades, para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, que será composto por oficinas variadas, com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações e também criar leitores com maior bagagem. A entrada é gratuita para todas as atrações.

No estado, a primeira atração, Circuito de Autores, acontece de 2, 3 e 4 de maio, em Salvador, Feira de Santana e Santo Antônio, respectivamente. Com a participação dos autores Letícia Wierzchowski e Luiz Renato de Souza Pinto, o tema a ser discutido é “Ficção e Literatura Infantil e Juvenil”. Na capital, o encontro acontece na unidade do Sesc, em Nazaré, às 15h. Confira a programação completa abaixo.

Circuito de Autores – Bate-papo sobre “Ficção e Literatura Infantil e Juvenil”, com os autores Letícia Wierzchowski (RS) e Luiz Renato de Souza Pinto (PR).

Salvador (Unidade Sesc Nazaré) ­- Dia 2/05, 15h, com mediação da professora Luciana Moreno (UNEB). |

Feira de Santana – Dia 3/05, às 14h – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, e às 18h – Centro Universitário de Cultura e Arte. Mediação do professor Geovane Mascarenhas.

Santo Antônio de Jesus (Sesc) – Dia 4/05, às 19h30, com mediação da professora Carla de Quadros (UNEB)

Circuito de Oralidades – Apresentação do espetáculo de narração oral cênica “Maanape, Jiguê e Macunaíma”, com o contador de história e mestre em educação Sérgio Bello (SC).  

Salvador (Unidade Sesc Nazaré). Dia 16/05, às 15h

Santo Antônio de Jesus (Sesc). Dia 17/05, às 19h30.  

Paulo Afonso (Praça das Mangueiras, Centro). Dia 19/05, às 19h. Parte integrante da programação do Festival Literário de Paulo Afonso – FLIPA.

Circuito de Criação Literária – Oficina “Introdução aos Gêneros Literários”, com a mestra em Teoria Literária e pesquisadora Suzana Vargas (RS).

Salvador (Unidade Sesc Nazaré) – De 22 a 26/05, das 13h às 16h30. Requisito: 18 anos +. Informações e inscrições: 3254-3903 ou literatura@sescbahia.com.br 

Conheça o projeto:

O Serviço Social do Comércio (Sesc) promove, em todo o país, a terceira edição do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leitura. Pesquisa feita pelo Ibope mostrou que 44% da população brasileira não têm o hábito de ler e 30% nunca compraram um livro, .

O projeto do Sesc foi iniciado esta semana e vai percorrer, até dezembro deste ano, 93 municípios, reunindo 84 artistas, entre escritores, poetas, rappers (discurso rítmico com rimas e poesia), contadores de histórias, que vão dialogar com o público durante bate-papos, oficinas e apresentações poéticas. Todas as atividades são abertas à população e gratuitas.

Lançado em 2017, o Arte da Palavra tem uma curadoria coletiva, feita por especialistas do Sesc de todo o país, que seleciona escritores nacionais para participarem do circuito. No ano passado, cerca de 30 mil pessoas foram beneficiadas diretamente.

Com a finalidade de destacar a literatura nacional, o Arte da Palavra se divide em três circuitos. O primeiro envolve os autores e é voltado para a divulgação de escritores. O segundo trata das oralidades e reúne contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas. O terceiro circuito abrange a criação literária e será composto por oficinas variadas, com o objetivo de exercitar a prática da escrita em suas diferentes manifestações e criar leitores com maior bagagem cultural.

Um dado curioso é que o projeto leva autores de um estado para se apresentarem em outros, fazendo com que a parte literária circule pelo Brasil inteiro, ao mesmo tempo em que democratiza a cultura e valoriza a diversidade cultural.

O Arte da Palavra 2019 destaca a participação do escritor carioca de livros policiais Raphael Montes, da escritora gaúcha Luisa Geisler, revelada pelo Prêmio Sesc de Literatura, da jovem poeta de Brasília Meimei Bastos, da autora paraense de literatura indígena Marcia Kambeba, do poeta paulista multifacetado André Vallias e do contador de histórias Francisco Gregório Filho.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo