Salvador – Câmara homenageia comandante da Base Aérea de Salvador
Coronel-aviador Marcello Borges da Costa recebeu Medalha Thomé de Souza e Título de Cidadão de Salvador por iniciativa dos vereadores Henrique Carballal e Téo Senna
Ao som da Banda de Música da 6ª Região Militar, o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel-aviador Marcello Borges da Costa, foi duplamente condecorado na Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Thomé de Souza, a mais alta honraria do Legislativo municipal, e o Título de Cidadão da Cidade do Salvador.
As homenagens foram prestadas em sessão conjunta na noite de sexta-feira (25), no Plenário Cosme de Farias, através da iniciativa dos vereadores Henrique Carballal (PDT) e Téo Senna (PSDB).
A Medalha Thomé de Souza, proposta pelo vereador Henrique Carballal, é em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Marcello no cenário soteropolitano. Em seu discurso, o edil falou do merecimento da honraria por parte do homenageado. “Ele é um grande merecedor desta homenagem, devido à sua história brilhante e relação estreita com a capital baiana, atuando como comandante da Base Aérea de Salvador. Todas as tradições da aeronáutica brasileira são honradas por Marcello, representando um grande exemplo para os jovens que estão nesta nobre carreira”, afirmou Carballal.
Autor do Título de Cidadão da Cidade de Salvador, em seu discurso o vereador Téo Senna enalteceu a trajetória do homenageado, que é natural do Rio de Janeiro, elencou a formação, os diversos cursos, funções exercidas no serviço militar e os títulos já recebidos pelo coronel-aviador.
“Claramente, Marcello é mais que merecedor deste Título, tendo em vista todas as suas realizações. Por conta disto, nós, como representantes do poder público, temos o prazer de demonstrar o quanto reconhecemos e valorizamos lideranças e autoridades como ele, um intelectual prodigioso e integrante da Força Aérea Brasileira, também detentor de um extenso conteúdo decorrente da sua vasta trajetória”, destacou Téo Senna, que acrescentou o elogio à natureza humana do homenageado e a sua relação com Salvador e a Bahia como um todo.
“Marcello possui um grande apreço pela Bahia e também se orgulha por estar à frente da histórica Base Aérea sediada na primeira capital do País. Posso afirmar que ele é um carioca com alma e fé de um soteropolitano, e é um imenso prazer para a nossa cidade ter uma liderança tão célebre como o coronel-aviador Marcello Borges da Costa”, salientou Téo Senna.
Acompanhando da sua esposa, Márcia Gameiro Martins, o homenageado falou da sua gratidão pelas honrarias e da sua relação profissional e afetiva com Salvador, estendendo a premiação a todos que fazem parte da Base Aérea. “A minha maior alegria é, além de me tornar detentor desta significativa Comenda Thomé de Souza, poder dizer com imenso orgulho que sou um Cidadão da Cidade do Salvador, pois já me sentia parte deste povo acolhedor e guerreiro. Sinto-me profundamente honrado e enaltecido, ressaltando que tenho plena consciência que esta comenda é também outorgada à Força Aérea Brasileira, representada aqui pela Base Aérea de Salvador, como um reconhecimento pela atuação dos homens e mulheres de nosso efetivo, com uma representação, hoje, aqui nesta Casa e com destaque para as ações sociais desenvolvidas junto a população menos favorecida”, disse.
“Tenho certeza de que a parceria entre a Força Aérea Brasileira e esta histórica Casa Legislativa continuará alçando voos cada vez mais altos, em céu de Brigadeiro, permitindo que as nossas instituições consigam servir cada vez melhor à cidade de Salvador, à Bahia e ao nosso Brasil”, acrescentou o coronel-aviador, em tom de alegria e emoção.
Além de Téo Senna e Carballal, fizeram parte da mesa o vereador Maurício Trindade; o General de Divisão Marcelo Guedon, comandante da 6ª Região Militar; o Desembargador Baltazar Saraiva, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA); o Coronel Wolney Anderson Santos de Almeida, comandante do Graer, representando o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo José Coutinho; o Capitão de Corveta Nivaldo, representando o comandante do 2º Distrito Naval, Vice-almirante Humberto Caldas Júnior; Paulo Cézar Pinheiro, presidente da Sociedade de Amigos da Força Aérea Brasileira (SoaFab); além de Nelson Carvalho, diretor Social da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).