ILHÉUS – Movimentos sociais, evangélicos, sindicais e estudantis criam Comitê Popular Solidário com convocação de reunião online para próxima quarta
Em Ilhéus, Movimentos sociais, evangélicos, sindicais e estudantis criam Comitê Popular Solidário com convocação de reunião online para próxima quarta
Com o objetivo de unir forças, mobilizar as comunidades e executar em coletivo intervenção urgente para enfrentamento aos impactos do coronavirus, movimentos sociais de Ilhéus realizaram na última quinta-feira (21-maio), pela internet, a criação do Comitê Municipal Popular Solidário, vinculado ao Comitê Popular Solidário da Bahia que está presente em mais de 200 cidades baianas.
Com a presença de representantes da sociedade civil, como o Sindicato dos Bancários, Associação Doscente da UESC, União Brasileira de Mulheres, SINDIBORRACHA, Cristãos contra o Fascismo, Associação de Moradores do Nelson Costa, Igreja Liberta Bahia, SINPOJUD, SINDICACAU, UNEGRO, “ELAS”(Coletiva de Mulheres Pretas), “MLB” (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), cidadãos de vários segmentos, como estudantes, professores, agentes comunitários, marítimos e assistentes sociais, além de orgãos públicos como Conselho de Saúde, Mandato Parlamentar de Vereador, o SINE e o Centro Público de Economia Solidária vinculados à Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda.
O Comitê Popular Solidário em Ilhéus tem alguns objetivos sérios e importantes. Sensibilizar a sociedade para a solidariedade, com foco à construção de ações concretas, como a doação de alimentos, máscaras, produtos de higiene, água potável e muito mais, para o enfrentamento das consequências sociais e econômicas da Epidemia da doença covid-19; Pautar os governos com propostas de políticas públicas para diminuir o sofrimento dos setores mais frágeis da sociedade; Sensibilizar artistas e atores sociais diversos para interagir e contribuir com esses objetivos.
Na reunião, houve um informe sobre as ações do Comitê Popular Solidário – Bahia e o compartilhamento das ações solidárias que as entidades já estão realizando, como a arrecadação e distribuição de alimentos, produtos de higiene e máscaras.
Se estabeleceu um consenso de que, em unidade, as pessoas presentes e organizações, poderiam ajudar a fazer mais ações solidárias e de forma mais eficiente. Portanto a coordenação executiva e administrativa deste Comitê Popular Solidário convida todos os movimento, organização, instituição, entidade ou pessoas cidadãs da sociedade de ilhéus a fazerem parte desse comitê.
“Estamos convocando nova reunião para a próxima quarta-feira para definirmos detalhes de Lançamento Online da mesma campanha que está acontecendo na Bahia inteira. Precisamos unir forças nesse momento, deixar as vaidades e egos de lado e focar nas vidas das famílias ilheenses.” informa Marcolino Vinicius Vieira, Missionário da Igreja Liberta.
“A previsão é uma Live com ajuda de artistas locais e regionais criando uma correnteza de solidariedade, por que temos mães chefas de família com duas, três crianças em ilhéus em bairros como o Nelson Costa e Condomínio Sol e Mar, por exemplo, que estão sobrevivendo com pão seco e café com farinha. Isso é um retrato das vulnerabiliades sociais e econômicas que estão se aprofundando com essa crise de saúde.” relata Railane, Coordenadora da Coletiva de Mulheres Pretas.
Para participar das próximas reuniões e fazer parte do Comitê os contatos são pelo whatsapp (73) 98106-7662 ou nas redes sociais do comitê nos links: www.facebook.com/ComitePopSolidarioilheus e www.instagram.com/comitepopsolidarioilheus no site www.ComitePopularSolidarioilheus.blogspot.com
Você pode ser beneficiária/o ou doador/a preenchendo o formulário https://bit.ly/ComitePopSolidarioIlheus