Economia

5 passos para juntar R﹩ 3 mil até o final do ano

Chegamos no meio do ano, mas ainda há tempo para conseguir juntar R﹩ 3 mil até o final de 2021! A educadora financeira da Ativa Investimentos, Bia Moraes, separou 5 passos bem simples e práticos para que qualquer pessoa consiga juntar esse valor.

1º passo – Transforme a vontade de juntar dinheiro em uma meta

Bia explica que para uma meta funcionar é preciso alguns passos e um dos mais importantes na visão dela é o prazo. Sem prazo as pessoas acabam empurrando as coisas com a barriga e nunca cumprem o prometido. Se o objetivo é juntar R﹩ 3 mil até o final do ano, facilita dividir esse valor em submetas, quebrando o valor pelos meses do ano que restam. “R﹩ 3 mil dividido por 6 meses dá R﹩500. Assim fica mais tangível visualizar o valor e se comprometer em guardar o dinheiro todo mês”.

2º passo – Organize as finanças

A educadora financeira conta que é preciso fazer a conta de “ganhos menos gastos” e saber se sobra algo. Identificar os gastos, entender o que é possível reduzir ou cortar. “Sabendo exatamente quais os seus gastos mensais e o quanto sobra é possível ter noção do quanto você poderá separar”, explica Bia.

3º passo – Tire o dinheiro da conta corrente

O importante é pegar o dinheiro destinado para as submetas mensais, definidas no passo 1, e deixar ele separado, tirando da conta corrente onde o acesso é rápido para não cair na tentação de gastar. “Dificultar o acesso ao dinheiro pode ajudar a preservá-lo”, ensina.

4º passo – Crie novas fontes de renda

Mesmo se organizando, às vezes o que sobra não é suficiente para atingir a meta. Bia conta que o ideal é potencializar os ganhos de algumas formas. “Tem algumas dicas como se transformar em um profissional melhor para ser melhor remunerado na sua profissão, vale ter rendas extras além da profissão. Algo como um plano B profissionalmente. Mesmo sem um perfil empreendedor, imagine possibilidades de trabalho para além do seu atual. Pense em ganhar algum dinheiro extra cobrando para fazer algo que você é muito bom, como dar aulas de Inglês se você fala bem o idioma”, indica Bia.

5º passo – Invista para o dinheiro se multiplicar

Bia explica que é possível investir em títulos públicos, Fundo DI taxa zero, contas remuneradas ou CDB com liquidez diária. “São investimentos seguros, de liquidez alta e retorno bom para a meta estabelecida. Eu não indico deixar o dinheiro guardado na poupança. Pois lá, o dinheiro desvaloriza mais do que a inflação e acaba não compensando no final do ano”, finaliza Bia.

Além de seguir os passos, o mais importante, de acordo com Bia, é estar comprometido com seu objetivo e fazer valer a meta estabelecida para conquistar os R﹩ 3 mil tão desejados.

Bia Moraes – educadora financeira da Ativa Investimentos

Mini Bio – Bia Moraes é publicitária, especialista em finanças e investimentos e educadora financeira da Ativa Investimentos. Responsável pelos conteúdos das redes sociais da corretora, Bia também é criadora do Pé de Meia. No canal, que nasceu no Youtube e também tem um perfil no Instagram, ela fala sobre finanças pessoais e investimentos, sempre com o objetivo de espalhar informação e gerar conhecimento para quem quer ter saúde financeira.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: