Saúde

Hemoba reforça atendimento durante feriado prolongado

Para incentivar as doações de sangue e melhorar os estoques na Bahia, a Fundação Hemoba vai reforçar os atendimentos durante o feriado prolongado, com abertura no sábado (5) e na segunda-feira (7), das 7h30 às 12h30, na sede, na Vasco da Gama. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, mas também poderão ser agendados previamente através do número 3116-5643.

No Salvador Shopping, o posto de coleta estará aberto no sábado (5), de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial, das 12h às 19h30, com atendimento ao público espontâneo, respeitando a capacidade de 8 pessoas por vez. Na segunda-feira (7), a loja estará fechada.

No contexto da pandemia, os estoques de sangue até agosto de 2020 tiveram uma queda significativa, representando uma baixa de 17% de candidatos à doação e de 15% de bolsas coletadas em relação ao mesmo período de 2019. Para evitar essa constante, a Hemoba tem atendido por Hora Marcada e tem levado os Hemóveis a bairros e condomínios no intuito de facilitar o acesso das pessoas à doação de sangue.

O médico hematologista e diretor da Hemoba Fernando Araújo explica que dado o cenário de pandemia e isolamento social, os números assustam especialmente pelo aumento das demandas transfusionais. “Além de atender às situações de emergência, cirurgias eletivas, pacientes em tratamento oncológico e com doenças hematológicas, passamos a enviar homocomponentes para as unidades de atendimento ao covid-19”, frisa.

No interior

Nas unidades do interior, a situação é mais difícil, por conta do baixo número de candidatos à doação, o que demanda ainda mais dos estoques da capital baiana. Unidades da Hemoba como as de Feira de Santana, Camaçari, Eunápolis e Vitória da Conquista têm apresentado estado crítico para os principais tipos de sangue nas últimas semanas, a exemplo dos tipos O+, O- e A+.

Para atender a demanda regional, os 24 postos de coleta espalhados pela Bahia têm realizado os Sabadões Solidários, com atendimento aos sábados pela manhã. Neste sábado (5), o Sabadão vai acontecer na unidade de Jacobina, localizada na Praça Rui Barbosa, com atendimento aos grupos da mineradora Yamana Gold e público espontâneo das 8h às 12h.

Campanha Doe uma gota de carinho

Em parceria com a Polícia Militar da Bahia e com o objetivo de ampliar a cobertura de coleta, a Hemoba também iniciará nesta terça-feira (8) uma campanha de doação de sangue com os militares, com dois postos abertos à sociedade civil em Salvador: um na Vila Policial Militar do CAB (08 e 09/09) e outro na Vila Policial Militar do Bonfim (10 e 11/09), das 08h às 17h. Os atendimentos também estarão acontecendo nos postos de coleta do interior do estado durante o período de 08 a 11 de setembro.

Fonte: Ascom/ Hemoba

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.