Solenidade de Corpus Christi reuniu milhares de fiéis no Centro de Salvador

Fotos: Sara Gomes e Emilly Lima

O Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro do Garcia, ficou lotado na manhã desta quinta-feira (20). Milhares de fiéis, de diferentes paróquias da Arquidiocese de Salvador se reuniram em torno do seu pastor, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, para, juntos, celebrar a Solenidade de Corpus Christi.

“A Igreja celebra hoje a presença de Cristo na Eucaristia, mas de uma forma pública, para dizer que nós cremos nessa presença de Jesus sob a hóstia consagrada, por isso levamos esta hóstia pelas ruas da cidade, numa manifestação pública da nossa fé e, ao mesmo tempo, num pedido a Jesus, para que Ele passe pelas ruas de nossa cidade, entre em cada casa, em cada coração, levando o Seu amor, a Sua paz, as Suas bênçãos”, afirmou Dom Murilo.

Durante a homilia, Dom Murilo destacou que, na celebração deste dia, cada um é conclamado a proclamar a fé. “Somos convidados a rezar um pequeno credo, que eu resumiria em três verdades fundamentais para a nossa fé: a primeira: eu creio no amor de Cristo; a segunda: creio na salvação de Cristo; e a terceira: creio na presença de Jesus entre nós”, disse o Arcebispo.

Logo após a Missa, teve início a procissão com o Santíssimo Sacramento, passando pela Avenida Leovigildo Filgueiras (Garcia), Avenida Sete de Setembro e seguindo até a Rua Direita da Piedade, onde está localizado o Santuário Nossa Senhora da Piedade. É importante destacar que, este ano, o percurso foi alterado devido as obras de requalificação da Rua Chile.

Ao longo de todo o caminho, membros de grupos, movimentos, pastorais, Irmandades e Devoções formavam um verdadeiro tapete, ladeando as ruas para que o Santíssimo Sacramento pudesse ser conduzido por Dom Murilo. “Estamos aqui para demonstrar o nosso louvor, a nossa gratidão a Jesus presente na Eucaristia”, disse o paroquiano da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, Luan Sacramento.

Assim como Luan, quem participou, com o coração agradecido a Deus, foi a jovem Camila Ramos, da Comunidade Católica Shalom. “É muito importante, para nós católicos, estarmos participando da celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A Eucaristia é a prova viva do seu amor. Que nós possamos, cada vez mais, estar presentes nessa celebração”, disse.

Fotos: Sara Gomes e Emilly Lima

Ao chegar ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, Dom Murilo conduziu o Santíssimo Sacramento até a janela no andar superior da Igreja, para abençoar os fiéis que se encontravam em frente ao templo. Em seguida, Jesus Eucarístico foi conduzido até o altar, para adoração e a bênção final.

A Solenidade dos Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus é também chamada de Festa da Unidade, já que os católicos unidos pela fé confirmam a presença de Jesus na Eucaristia. “É isso o que celebramos há quase sete séculos na Igreja; e aqui em Salvador, uma particularidade: que é a primeira cidade do Brasil que celebrou Corpus Christi, portanto, somos herdeiros de uma tradição de quase 500 anos”, disse o Arcebispo.

Fonte: Arquidiocese de  Salvador

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: