Sema apoia ações de limpeza de praias em Salvador e no Sul do Estado

Ações de limpeza de praia serão realizadas em todo o mundo neste fim de semana para conscientizar sobre a problemática do impacto do lixo nos ambientes costeiro e marinho. As atividades marcam o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – 20 de setembro. Em Salvador, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) vai apoiar ações de limpeza nas praias de São Tomé de Paripe (Subúrbio Ferroviário), da Boa Viagem (Ribeira), do Buracão (Rio Vermelho); e em Ilhéus, no Sul do estado, na praia de São Domingos.
 
Em São Tomé de Paripe, será realizada neste sábado (21), às 8h, a ação “O Mar Não Está Para Plástico”, da Ong Rede Viva Mar Vivo (Rede Mar). O projeto é feito em parceria com a Sema desde fevereiro deste ano e já passou por quatro praias da capital baiana. Também pela manhã, às 7h, a equipe do I Campeonato de Surf de Peito realizará uma atividade na praia do Buracão, no Rio Vermelho, que prevê a limpeza do local, arrecadação e distribuição de alimentos.
 
Já no sábado pela tarde, das 13h às 17h, a Sema vai participar do evento “I Salvador Beach Cleaning Action”, que será realizado pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), na Boa Viagem (Ribeira). Além da coleta e separação do lixo, serão distribuídas mudas de plantas nativas e exóticas, e os participantes farão uma caminhada e oração pela paz na Ponta de Humaitá.
No domingo (22), o 5º Grupamento de Bombeiros Militares de Ilhéus realizará a ação “Na Onda Contra o Plástico”, a partir das 8h, na Praia de São Domingos, com ponto de encontro na Cabana Iemanjá. Esta é a terceira edição do projeto, que também conta com a parceria da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
 
Para participar das atividades use roupas leves, camisa com proteção UV, protetor solar e chapéu. Não se esqueça de levar uma garrafa ou caneca para beber água, não gere mais lixo, seja um guardião da sua praia.
 
Exposição – Até o dia 22 de setembro, o Shopping da Bahia abriga a exposição fotográfica “O Mar Não Está Para Plástico”, que retrata a ação dos voluntários que aderiram à campanha de coleta de lixo nas praias de Itapuã, Buracão (Rio Vermelho), e Boa Vigem (Ribeira), promovida pela Sema e a Ong Rede Viva Mar Vivo. O público poderá conferir uma pequena mostra do tipo de lixo mais comum deixado nas praias. Ao todo, foram retirados cerca de 13.280 resíduos sólidos, destes, 4.880 eram filtros de cigarro.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: