Osba recebe músico da filarmônica de Berlim como regente e solista em concerto gratuito

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) encerra as atividades deste mês de maio com mais uma edição da sua Série Manuel Inácio da Costa na noite da próxima sexta-feira (31), às 19h, na Igreja do Carmo, localizada no Centro Histórico da capital baiana. O concerto será conduzido pelo oboísta e maestro alemão Andreas Wittmann, membro da celebrada Filarmônica de Berlim – considerada como a orquestra mais importante do mundo na atualidade. A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação do espaço. O público que comparecer ao concerto desta sexta-feira também poderá assistir Wittmann em ação como solista, ao tocar oboé no “Concerto para oboe d’amore em Lá maior, BWV 1055R”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Completam o programa da apresentação a “Abertura Trágica, Op.81”, de Johannes Brahms (1833-1897), além da “Abertura Rosamunde” e a “Sinfonia nº 4 em Dó menor, D. 417”, de Franz Schubert (1797-1828). 

Andreas Wittmann

Natural de Munique, na Alemanha, estudou oboé com o Prof. Manfred Clement, na Faculdade de Música de Munique e, mais tarde, com Hansjoerg Schellenberger, na Faculdade de Artes de Berlim. Em Munique, estudou regência com o Prof. Hermann Michael e participou ativamente de masterclasses de regência com Sergiu Celibidache. Foi bolsista da Academia da Filarmônica de Berlim por apenas um ano, antes de igressar na Filarmônica de Berlim, em 1986. Wittmann atua internacionalmente como solista, músico de câmara e professor, apresentando-se inclusive como primeiro oboísta da Orquestra do Festival de Bayreuth e da Filarmônica de Berlim, além de dar aulas na Academia da Filarmônica de Berlim, onde foi diretor de 2013 a 2015. Ele rege a “Orquestra Sinfônica Berlim” em diversos concertos da temporada na Sala da Filarmônica de Berlim. Wittmann foi o orientador do maestro e diretor artístico da OSBA, Carlos Prazeres, durante seu curso de especialização em oboé na Academia da Filarmônica de Berlim.

Masterclass

A Sinfônica da Bahia aproveita ainda a presença do conceituado oboísta e maestro alemão em Salvador para realizar mais uma atividade do projeto EXTENSÃO.OSBA, Dois dias antes do concerto, Wittmann irá ministrar uma masterclass de oboé nesta quarta-feira, 29 de maio, às 19h, na Sala de Ensaio da OSBA, no Piso C do Teatro Castro Alves. Solista internacionalmente atuante, músico de câmara e professor, Wittmann é um expoente mundial em seu instrumento, o oboé sendo ele o orientador do maestro e diretor artístico da OSBA, Carlos Prazeres, durante curso de especialização na Academia da Filarmônica de Berlim. A atividade que é gratuita ofereceu um total de 25 vagas, contemplando 20 músicos ouvintes e 05 músicos ativos. 

SERVIÇO:

Regente e solista: Andreas Wittmann (oboé)
Data: 31 de maio (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Igreja do Carmo – Largo do Carmo, s/nº, Santo Antonio.
ENTRADA GRATUITA (Sujeita à lotação)

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: