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Centro de Apoio à Saúde Animal completa um ano com 3 mil atendimentos realizados

O Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), mantido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), completa um ano de funcionamento no dia 17, na mesma semana em que se aproxima da marca de 3 mil atendimentos realizados.

Formada por 17 pessoas, entre veterinários, auxiliares, estagiários, recepcionistas e responsáveis pelos serviços gerais, a equipe do serviço oferece gratuitamente avaliações médicas, consultas, internamentos, atendimentos de emergência, raio-x, exames laboratoriais e procedimentos cirúrgicos como castrações, retirada de tumores e espinhos, piometra, feto retido, prolapso de reto, partos, parecentese, abdominal, amputações, entre vários outros. Há ainda tratamentos quimioterápicos e de ozonioterapia.

Entre os animais atendidos, predominam gatos e cachorros. Até o momento, foram aproximadamente 1.800 cães e 1.107 felinos. Mas o serviço também incorporou os equinos ao seu público-alvo. Até semana passada, já tinham sido atendidos quase 70 cavalos, incluindo uma égua que passou por uma cirurgia recentemente, num curral do município, e já se recupera bem.

Na quinta-feira (11), os veterinários agiram para que também seja positivo o diagnóstico de Sif, uma border collie de um ano que, nos últimos dias, começou a perder pelos na região do ventre. O tutor, o engenheiro agrônomo Filipe Sousa, levou-a ao Casa, após ser informado por um primo sobre a existência do serviço.

“É muito bom, ajuda muito a população, porque o veterinário é um custo alto para manter. Algumas pessoas não têm condições”, disse Filipe, enquanto tentava acalmar Sif – ainda assustada por estar num ambiente desconhecido. “O atendimento é muito bom, desde a primeira vez que eu vim para marcar a consulta. Não tem fila, a gente é super bem atendido. E o atendimento é rápido, também”, contou o engenheiro agrônomo.

“Melhorou bastante”

Avaliações parecidas foram feitas pelo estudante Pedro Henrique Quadros, atualmente no 3º ano do Ensino Médio. “Tive boas recomendações daqui”, relatou ele, que se informou sobre o Casa pela internet. “Olhei pelo site da Prefeitura e encontrei lá o endereço”, disse.

No início desta semana, Pedro Henrique levou sua gata siamesa Ízis, de oito meses, para fazer a primeira avaliação e agendar a cirurgia de castração, que deve ser realizada ainda nesta semana. Em seguida, o estudante voltou ao serviço com Esperança (Sem Raça Definida – SRD), de 8 anos, que vai precisar de um procedimento cirúrgico para a retirada de um tumor.

“Está sendo muito gratificante, atualmente”, observou Filipe, que, antes da fundação do Casa, encontrava dificuldades para manter seus bichinhos sob os devidos cuidados médicos. “Depois de começar este programa, melhorou bastante”, garantiu.

“Concretização de um sonho”

O que os usuários dizem é repetido pela secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos. “Os animais recebem atendimento e os tutores conseguem sair bastante satisfeitos”, resume Ana Cláudia, que, ao comemorar o primeiro aniversário do Casa, prefere relembrar as dificuldades enfrentadas pela equipe ao longo dos primeiros meses. “No começo, a gente sofreu um pouquinho, porque estávamos conhecendo a demanda”, pontuou a secretária. “Era um trabalho pioneiro e a gente não sabia o que iria acontecer. Tínhamos medo da demanda que iria vir. Mas, graças a Deus, tudo vem se organizando muito bem”, acrescentou.

“E, hoje, a gente trabalha com organização e agendamento. A semana é toda equilibrada. Temos cirurgias durante todos os dias da semana”, assegura a titular da Semma.

Atendimento

O atendimento é feito das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta. Aos sábados, a equipe permanece de prontidão até as 12h, somente para atendimentos de emergência. A maior parte do público que acessa o Casa é de pessoas que comprovam ser de baixa renda, ao apresentar suas inscrições no CadÚnico e o Número de Identificação Social (NIS).

Para agendar atendimentos ou tratar de animais em casos emergenciais, as pessoas com baixa renda comprovada precisam apresentar RG e comprovante de residência – afinal, o Casa destina-se exclusivamente aos moradores de Vitória da Conquista.

No entanto, o serviço também atende pessoas que se dedicam a apoiar e proteger a causa animal. Qualquer cidadão que resgatar algum animal das ruas e levá-lo ao Casa, será atendido, independentemente do valor de seus ganhos mensais. “Muitas vezes, chegam animais que foram vítimas de um envenenamento e conseguem um atendimento imediato, o que é extremamente importante para eles conseguirem sobreviver e sair daqui bem. Então, essas coisas são muito importantes e nos deixam muito felizes”, conclui Ana Cláudia.

Contato

Para agendar os atendimentos, o contato com a equipe do Casa é feito pelo WhatsApp, através do número (77) 3424-1090. O serviço está localizado na Avenida Brumado, 743, no bairro Ibirapuera.

 
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