Educação

Mais de 9,5 mil conteúdos digitais auxiliam na preparação para o Enem

Na contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, ainda é possível tirar algumas dúvidas sobre as mais diversas áreas do conhecimento. Para isto, os candidatos podem acessar os mais de 9,5 mil conteúdos digitais educacionais que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza no Portal da Educação.

Elaborados pelos educadores da rede estadual, os conteúdos digitais livres são organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos. Também há links para softwares de apoio para produção e colaboração, visando que os educadores participem com produção própria. Na plataforma digital ainda consta uma rede social educacional, denominada Espaço Aberto, na qual professores podem trocar e compartilhar experiências do uso dessas tecnologias.

A partir da apropriação tecnológica, o estudante tem contato a um conteúdo crítico, contextualizado e colaborativo. Além disso, a ação é colaborativa, pois tem como elemento principal a participação de professores da Rede Anísio Teixeira, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da secretaria da Educação, e os estudantes, como protagonistas. A partir desta concepção, o programa atua por meio de três projetos: Ambiente Educacional Web, TV Anísio Teixeira e Professor Web.

Um dos destaques é a série de TV da Rede Anísio Teixeira, protagonizada por estudantes e professores da rede pública estadual, que pode ser assistida e baixada através do Portal da Educação. Por meio do canal da TV Anísio Teixeira foram produzidos, em sua primeira temporada, nove programas educacionais, além de interprogramas e campanhas educativas.

Também no Portal da Educação estão disponíveis os aulões do projeto Enem 100% que foram realizados no auditório da Secretaria da Educação com o objetivo de fortalecer as aprendizagens dos estudantes. Os estudantes podem acessar, ainda, os vídeos-aulas do programa do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) – ação estruturante da Secretaria da Educação que garante aos estudantes que moram em áreas remotas da Bahia a conclusão do Ensino Médio. As aulas do EMITEC são transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado, diretamente do IAT.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: