Sem categoria

Prefeitura prioriza atendimento às famílias vitimadas pelas chuvas Detalhes

Após a fase crítica das fortes chuvas que atingiram Salvador na terça-feira (26), a Prefeitura prioriza agora as vistorias das áreas e assistência aos moradores mais afetados pelo temporal. Um desses locais, a Rua Jaqueira do Carneiro, em Bom Juá, foi alvo de avaliação nesta quarta-feira (27), com as presenças do prefeito ACM Neto e de titulares dos órgãos municipais que fazem parte do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC), como a Defesa Civil de Salvador (Codesal), Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), dentre outros.

Durante a visita, foi verificada a situação das casas à beira do canal do Camaragibe que, de acordo com o relato dos moradores, chegou a quase dois metros de altura com o volume da chuva. A inundação invadiu casas e provocou desabamento de muros e perdas materiais, a exemplo de móveis e eletrodomésticos. Na ocasião, ACM Neto determinou o reforço na limpeza do canal pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), assim como a avaliação dos prejuízos aos imóveis e cadastramento das famílias para os auxílios Aluguel e Emergência, a serem realizados pela Codesal e Sempre.

O prefeito lembrou que, no primeiro momento, a prioridade foi dar assistência às famílias que vivem em uma área de maior risco, tirando as famílias dessas casas e garantindo o abrigamento delas, evitando assim que houvesse vítimas fatais. “Agora, começamos a visitar os locais mais afetados com foco principal de ajudar aqueles que tiveram as casas tomadas pela água e que perderam os bens. A Prefeitura não vai descansar até dar todo o apoio para que a cidade esteja refeita dessa última chuva”, garantiu ACM Neto, que também comandou, na manhã de hoje (27), uma reunião no Palácio Thomé de Souza com o secretariado sobre as ações contra os efeitos das chuvas.

Números – As chuvas que caíram na capital baiana ontem foram consideradas uma das maiores dos últimos anos – chegou a chover 170 milímetros em três horas, mais do que o previsto para todo o mês de novembro. Até as 9h46 de hoje, a Codesal registrou 284 ocorrências, sendo 120 alagamentos de imóvel, 56 avaliações de imóvel alagado, 54 deslizamentos de terra, 19 ameaças de desabamento e outras 19 ameaças de deslizamento, além de três desabamentos parciais e três orientações técnicas.

A Sempre abrigou ontem 387 pessoas, distribuídas em sete unidades de acolhimento provisório situadas na Capelinha de São Caetano, Boca do Rio, Lobato, Alto de Terezinha, Nazaré, Valéria, Tancredo Neves e Sussuarana. A Prefeitura segue mobilizada durante o período chuvoso e qualquer situação de risco deve ser comunicada pela população através dos números 199 ou 156.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.