Ecobikes são usadas para coleta de lixo da Orla de Salvador

Duas bicicletas ecológicas (ecobikes) são usadas diariamente por agentes da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) para manter a orla limpa e agradável aos soteropolitanos e turistas que visitam Salvador neste verão. A iniciativa tem como premissa obedecer a princípios ecológicos de preservação do meio ambiente – uma vez que os veículos não poluem o ar.

As ecobikes alcançam dois trechos do litoral, um deles do Porto da Barra ao Morro do Cristo e outro dos quiosques de Piatã ao Farol de Itapuã. Com elas, é possível transitar com agilidade e de forma sustentável para atender à alta demanda típica deste período do ano, quando o litoral soteropolitano recebe fluxo expressivo de visitantes – o que consequentemente culmina em grande geração de resíduos.

As bicicletas coletam descartes depositados em papeleiras e cestos móveis. Tudo o que é apanhado é levado diretamente para caixas coletoras subterrâneas instaladas em pontos da Orla. Por dia, cada ecobike chega a coletar 160 kg de material. O trabalho é feito durante todo o dia, das 6h às 22h, e os agentes chegam a percorrer 22 km.

Veículos alternativos – Aliando criatividade e tecnologia para assegurar a limpeza urbana, visando a sustentabilidade socioambiental da cidade, a Limpurb também faz uso de veículos alternativos para coleta em locais de difícil acesso, a exemplos de ruas estreitas, morros, becos e vielas.

Atualmente, são utilizados 22 minicompactadores, com capacidade para 1.368 quilos de carga, e outros 24 triciclos com capacidade para 228 quilos de resíduos. Esses equipamentos são empregados como auxiliares dos 102 caminhões coletores de tamanho padrão que já integram a frota.

Fotos: Bruno Concha/Secom

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: