Dia do Conselheiro Tutelar é celebrado na Câmara Municipal de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador realizou, na manhã desta segunda-feira (18), no Plenário Cosme de Farias, uma sessão especial em homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar, celebrado nesta data. A data é comemorada em 18 de novembro. A atividade legislativa foi requerida e dirigida pelo vereador Luiz Carlos (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude.

“Sempre digo que reconhecer é motivar. E reconhecer a importância desses conselheiros na vida das nossas crianças e adolescentes é de grande valia. Além disso, essa sessão serve para mostrar as conquistas que tivemos na garantia do exercício da profissão e aquilo que ainda precisa ser conquistado”, disse o vereador, que finalizou com a frase: “Juntos somos mais fortes”. 

A conselheira tutelar do Conselho XI, Andréia Borges, falou sobre os desafios enfrentados pela categoria no cotidiano. “São diversas as dificuldades, principalmente em bairros onde imperam o tráfico e a violência. Mas, quando nos deparamos com essa dificuldade, buscamos o apoio da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Contra Criança e Adolescente (Dercca), que é uma parceira”, pontuou. 

Ainda segundo a conselheira, “todos precisam entender que o Conselho Tutelar é um órgão importante para que sejam cumpridos os direitos das crianças e dos adolescentes. Temos uma rede que trabalha conosco e nós requisitamos a essa rede que faça as visitas de campo”, disse ela, que acumula 14 anos de experiência. 

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), Waldemar Oliveira, disse que os conselheiros são os olhos e os braços do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Uma sessão especial envolvendo os conselheiros tutelares é muito importante porque a categoria representa uma força significativa para a questão da defesa da criança e do adolescente. São eles que tomam conhecimento do que está envolvendo as crianças e adolescentes, dos direitos que estão sendo postergados e tomam a iniciativa para assegurar esses direitos”, salientou.

Dança e música

A programação da sessão especial incluiu apresentações de capoeira e dança com os alunos do Grupo Musical Chinela de Couro, do Lar Joana Angélica, e do Grupo Musical Infantil Centro Educacional Recanto das Margaridas.  

Participaram da mesa de trabalho, além dos já citados, o deputado estadual Jurailton Santos; a subsecretária da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Deise Menezes; o representante do deputado federal Márcio Marinho (Republicanos), Walter Ley; e o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Ailton Rodrigues

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: