Política

Dia Nacional do Compositor Brasileiro é celebrado na Câmara de vereadores de Salvador

Vereadora Marta Rodrigues presidiu a sessão especial nesta terça-feira (8)

O Dia Nacional do Compositor Brasileiro, comemorado no dia 7 de outubro, foi celebrado na noite desta terça-feira (8), em sessão especial no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Salvador. A vereadora Marta Rodrigues (PT) presidiu a mesa de trabalho.

“Estamos nesse plenário para homenagear e enaltecer os compositores brasileiros, reconhecidos mundo afora pelo talento e grandiosidade de suas músicas. Músicas que inspiraram gerações de brasileiros a lutarem pelos seus ideais”, declarou Marta. De acordo com a vereadora, a sessão também teve o objetivo de fazer valer os direitos da categoria e visibilizá-los perante as questões trabalhistas. “O compositor brasileiro precisa ser mais valorizado”, pediu.

Para o cantor e compositor soteropolitano Edbinho, do bairro Pau Miúdo, o dia era histórico porque a Câmara estava abrindo as suas portas para as demandas dos compositores. “No mandato de uma vereadora que está sempre apoiando a cultura da nossa cidade, hoje abriu-se uma brecha para podermos nos expressar porque somos nós que fazemos a música que leva a nossa cidade para o mundo”, afirmou.

Direitos autorais

A vereadora Marta Rodrigues informou que, “muitas vezes as pessoas relacionam a canção ao intérprete, sem dar o devido valor a quem compôs, sendo que esta pessoa, por trás das cortinas, faz a poesia e usa palavras que provocam sentimentos e reflexões”. A parlamentar também destacou a questão dos direitos autorais, “que precisam ser respeitados”. 

O cantor e compositor Roque Carvalho falou sobre as complicações para ter o devido entendimento sobre os direitos autorais e criticou o tamanho do crédito dado ao compositor nas divulgações. “É preciso colocar uma lente de alcance para ver os direitos autorais no Brasil”, ironizou. 
Ele também falou da necessidade de se criar a Casa dos Compositores para que possa ser feita uma vigilância sobre os direitos autorais e para amenizar o “sofrimento” dos artistas. “É inadmissível saber que homens que criaram uma música que foi para os quatro cantos do mundo, hoje, estão morrendo à mingua, com famílias famintas. É doloroso. Essa Casa do Compositor vai ser interessante para darmos uma vigilância nessas pessoas que tiram os nossos direitos de criar a nossa música com dignidade”, desabafou Carvalho, autor do sucesso “Nossa gente”, também chamada de “Avisa lá”.    

História

O Dia Nacional do Compositor Brasileiro foi criado em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que integrou a União Brasileira dos Compositores na década de 1940 do século passado. Além de cantor, músico e ator, Herivelto foi um dos maiores compositores brasileiros. Ficou conhecido como criador do conjunto vocal Trio de Ouro, um dos mais importantes grupos brasileiros durante as primeiras décadas do século passado. 
A vereadora Marta lembrou da importância dos compositores brasileiros durante a época da ditadura militar, onde muitos precisaram enfrentar a opressão e suas composições eram a maneira que encontravam para driblar o sistema e passar suas mensagens para a população. “Desde meados dos anos de 1960, a arte foi cerceada pela censura e muitos compositores foram presos”, disse, lembrando de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Taiguara e Geraldo Vandré.

Ainda em seu discurso, Marta falou da importância do samba no cenário cultural brasileiro e lembrou da perseguição policial aos sambistas. Ainda destacou as letras de canções que valorizavam o negro e as suas manifestações musicais que hoje são cada vez mais respeitadas.
Além dos compositores citados, também participaram da mesa de trabalho os cantores e compositores Tonho Matéria, Nelson Rufino, Firmino de Itapuã, Guiguiu, Adailton Poesia, do grupo Tambores de Búzios, Luciano Gomes, Kátia Show, Gabby Santana, Gilson Nascimento e Ayran Búfalo Yaiá MaDamma. A sessão teve também uma apresentação musical com o cantor Nito Gato. 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: