Economia

Produção industrial baiana cresceu 0,9% em outubro

Em outubro de 2019, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, avançou 0,9% em relação ao mês anterior, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  sistematizadas nesta terça-feira (10) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
 
“A indústria baiana registrou crescimento acima da média nacional, que ficou em 0,8% nesta mesma comparação. Vale registrar que foram três meses consecutivos de crescimento, com média de 2,0% ao mês, sinalizando recuperação do setor industrial da Bahia, sendo que em setembro o crescimento foi de 4,4%. O destaque ficou por conta do setor de Veículos, segmento com peso significativo na indústria baiana, em decorrência do aumento das vendas dos novos modelos no mercado interno”, avalia o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. 
 
As contribuições positivas vieram de Derivados de petróleo (7,6%), Bebidas (19,5%), Veículos (2,3%) Minerais não metálicos (9,2%) e Equipamentos de informática e produtos eletrônicos (14,5%), na comparação com igual mês do ano anterior. Nesta base de comparação foi assinalado recuo de 1,7%. No acumulado do ano houve redução de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mais informações estão disponíveis no site da SEI.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.