Sem categoria

Cenáculo Arquidiocesano do Terço dos Homens, reúne aproximadamente 2 mil em Salvador

O evento teve início com a concentração, às 8h, na Praça do Campo Grande. Do local, os homens de fé saíram em procissão até o Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, no bairro Garcia.

Ao chegar ao Santuário os Homens do Terço foi acolhidos pelo assistente eclesiástico do GOTH’s, padre Damião, e acompanharam a palestra sobre o tema central  “Pelo olhar de Maria contemplamos Jesus”; o evento também foi marcado  por testemunhos, homenagens e adoração ao Santíssimo Sacramento. No encerramento das atividades o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marcos Eugênio, presidiu uma Santa Missa.

Palavra de origem latina (Coenaculum), o cenáculo basicamente indicava no mundo romano o local no qual se jantava ou o andar superior de uma casa em que se subia através de uma escada. Lá, era consumada a janta, a principal refeição do dia, onde participavam todos os familiares e eventuais hóspedes.

Embora o termo cenáculo não apareça na Bíblia, é normalmente usado nas traduções, indicando o local onde aconteceu a última ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo com os apóstolos, na Quinta-Feira Santa, bem como o lugar em que estavam reunidos os discípulos no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre eles.

Na cidade de Jerusalém, até hoje existe um local tido como o Cenáculo, no Monte Sião, ao lado da Basílica da Dormição. O espaço foi transformado em uma Mesquita e os cristãos têm a permissão de celebrar uma missa somente uma vez por ano, recordando a última ceia de Jesus. (LMI)

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: