Carnaval 2020

Candidatos a Rei Momo participam de palestra sobre doação de sangue

No quesito solidariedade, os candidatos a reinar na folia deste ano estão empatados, pois aceitaram participar da campanha de mobilização de doadores de sangue realizada através de uma parceria entre a Fundação Hemoba e a Federação de Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia. A iniciativa, que está em sua segunda edição, teve a adesão dos sete participantes ao posto.

Para entender os critérios e requisitos básicos para a doação de sangue, os candidatos participaram nesta sexta-feira (31), no auditório da Hemoba, de uma palestra ministrada pela coordenadora geral de captação e coleta da unidade, a assistente social Iara Matos. Durante o evento, Iara abordou questões sobre o ciclo do sangue, a segurança durante todo o processo da doação e fracionamento do sangue e a importância desse nobre gesto para salvar vidas. “Apenas 1,3% da população baiana doa sangue voluntariamente. Nosso maior desafio é conscientizar a sociedade e fidelizar os doadores para que venham ao hemocentro de forma altruísta, independente de quando um parente ou amigo esteja precisando”, pontua.

Fernando Araújo, diretor geral da Fundação Hemoba, comemora a continuidade do projeto. “Este é um período em que os hemocentros do país se preparam para garantir que os estoques de sangue estejam abastecidos para a festa. Estamos na segunda edição desta parceria de sucesso que, além do aumento das doações, promove a sensibilização das pessoas para a causa do sangue. Uma ação de cidadania que acontece de forma lúdica, junto com a preparação da folia.”

Para o educador social e atual Rei Momo, Renildo Barbosa, que concorre à reeleição no carnaval 2020, é muito relevante participar mais uma vez desta ação. “No ano passado, mobilizei muitos candidatos à doação de sangue. A palestra com os profissionais da Hemoba, com todo esse clima de solidariedade e desejo de salvar vidas é muito importante, nos instrui e condiciona todos os candidatos a defender a vida. Cada doação pode salvar até quatro vidas. É importante que os foliões possam estar conosco nesse carnaval de cidadania”.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.