Campeonato Baiano de Windsurf será realizado em Bom Jesus dos Passos.

Competição que integra o 4° Festival Náutico Salvador, o Campeonato Baiano de Windsurf promete movimentar Bom Jesus dos Passos – uma das três ilhas pertencentes à capital baiana – nos dias 1º e 2 de dezembro. O lugarejo com três mil habitantes e que fica a 62 km da cidade vai receber atletas de pelo menos cinco estados do Brasil. O evento agrega cinco modalidades esportivas aquáticas diferentes e foi lançado pela Prefeitura em 2015, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), com a parceria do Yacht Club da Bahia, Bahia Marina e Capitania dos Portos.

A abertura do Campeonato está marcada para dia 1º, às 11h. As regatas começam por volta das 13h30. No dia 2, as competições iniciam a partir das 12h e a entrega dos prêmios está prevista para as 15h30. Durante a competição estão programadas cinco regatas. Interessados podem se inscrever por meio do e-mail lessawind@hotmail.com. Para confirmar a participação, é necessário enviar para o e-mail a ficha de inscrição preenchida, juntamente com o comprovante de pagamento no valor de R$100.

Para o presidente da Saltur, Isaac Edington, o objetivo é dinamizar o esporte e as competições aquáticas na Baía de Todos-os-Santos, atraindo os praticantes da modalidade e visitantes. “O Campeonato Baiano de Windsurf integra o Festival Náutico e vem demostrar a capacidade técnica que temos de receber eventos no mar”, ressalta.

Vantagens – O tetracampeão baiano da modalidade Alexandre Lessa, também um dos organizadores do evento, ressalta as vantagens de se realizar o windsurf no local. “Temos uma das melhores e mais seguras baías do mundo, com ventos constantes, água morna e tranquila, o que favorece a prática esportiva”, assegura. Até agora, 45 atletas da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Pernambuco e Sergipe já confirmaram presença na disputa. “Será o baiano mais brasileiro que já tivemos”, brinca Lessa.

O windsurf chegou ao Brasil na década de 70 e tomou força nos anos 80. É praticado com prancha e uma vela acoplada. Com o passar dos anos passou por grandes transformações e o emprego da tecnologia foi fundamental para modernizar o equipamento, tornando-o mais leve, facilitando o aprendizado. Na Bahia, vem se fortalecendo desde 2010, segundo o tetracampeão. “Quando a gente ensina o aluno, tem aquele que quer competir. Por isso, é tão importante fomentar os eventos esportivos”, afirma.

Regras – Os barcos poderão ser inscritos na secretaria do evento, situada na ilha, até o dia 1º, às 10h. A comissão de regatas não computará os pontos referentes à embarcação cujo numeral não conste nas fichas de inscrição recebidas. O acondicionamento das embarcações também é regido pelo regulamento.

Os equipamentos deverão ser guardados nos locais designados pela comissão, com permanência obrigatória até o término do campeonato. Embarcações de outros clubes poderão ser hangaradas na sede do evento, a partir do dia 30 de novembro, e podem permanecer até o término da competição.

Como chegar – Para chegar à Ilha de Bom Jesus dos Passos existem têm três opções. Quem deseja ir com carro particular, deve pegar a estrada pela BR-324. Visitantes que optarem por transporte coletivo, podem usar as linhas disponíveis na Estação da Lapa, Rodoviária, Terminal da França, Pituba e no Salvador Shopping. A terceira possibilidade é através do mar, com o catamarã. Nesta última opção, basta ir para o Terminal Marítimo do Comércio e pegar a embarcação que vai para o município de Madre de Deus, onde é necessário pegar um outro barco com destino à ilha.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: