Esportes

Bahia sedia Campeonato Pan Americano de Badminton até domingo

A Bahia recebe, até este domingo (16), o campeonato Panamericano de Badmiton, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A competição, que teve início na quinta-feira (13), reúne grandes nomes da modalidade, que competem por pontos para o ranking mundial. Ao todo, são 93 atletas, das categorias masculino e feminino, de países como Canadá, Ilhas Falkland, Guatemala, México, Peru e Estados Unidos, além do Brasil.
 
O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Badminton, com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. A etapa nacional também recebeu o apoio da Sudesb. O torneio vale pontos do ranking mundial, como um Continental Team Event, e qualificará para as finais da Thomas e Uber Cup, que serão disputadas em maio, na Dinamarca.
 
“A nossa missão é ajudar no desenvolvimento de todos os esportes, desde a base escolar até o esporte de alto rendimento. Essa competição internacional representa uma oportunidade importante para fortalecer o badminton na Bahia, que, aos poucos, vai crescendo e ganhando novas equipes. É importante porque estamos recebendo atletas de projeção mundial, o que coloca o nosso estado entre os destinos do esporte no Brasil”, explica a assessora chefe da Sudesb, Susi Dócio.
 
Na última semana, as equipes brasileiras receberam forte treinamento com a participação no Campeonato Interclubes (também realizado no CPJ, em Lauro de Freitas, de 6 a 9 de fevereiro). Com isso, o país anfitrião entra forte para buscar o título que hoje pertence ao Canadá, que também está firme na briga pela manutenção do troféu. 
 
Para Fabiana da Silva, atleta da seleção brasileira, esta “é uma competição importante que vai contar pontos para próxima olimpíada em Tóquio. Jogando em casa é ainda melhor porque a gente ganha ainda mais confiança”. 
 
Badminton
 
A modalidade esportiva é praticada entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades. Ao invés de uma bola, é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. 
 
Ao contrário do que se possa imaginar, a volante atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar a até 300 km/h. O badminton é praticado por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Verifique Também

Close
Close
%d blogueiros gostam disto: