Audiência pública discute saúde em Cajazeiras

A situação da saúde dos moradores do bairro de Cajazeiras em Salvador, será debatida em audiência pública promovida pela Ouvidoria da Câmara Municipal, nesta sexta-feira (13), às 14h. A atividade será realizada no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, e é feita em parceria ao Conselho Distrital de Saúde de Cajazeiras.
Em 2017, após tomar conhecimento de que o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, apresentou a intenção de entregar a emergência de Cajazeira VIII para a gestão municipal, como também as unidades de emergência de Pirajá, São Caetano (já fechada) e o antigo 17º Centro de Saúde e emergência de Plataforma, os conselheiros municipais de Saúde reagiram e buscam garantir a continuidade da gestão pelo estado. Foi promovida uma audiência através da ouvidora da Câmara, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), no evento discutiram a proposta, a qual terminou não se efetivando.

Contudo, uma nova proposta de transferência foi feita ao secretário Municipal da Saúde, Leo Prates, e será discutida novamente em audiência. “Além de debatermos essa questão, vamos falar sobre a qualidade do atendimento e as demandas que os postos de saúde de Cajazeiras necessitam”, comenta Aladilce Souza. “Fizemos uma blitz recentemente nas unidades de saúde, e detectamos problemas e irregularidades graves, desde à infraestrutura e falta de médicos, até a indisponibilidade de medicamentos básicos. Precisamos de uma cobertura de atenção primária nos postos de saúde, para não termos hospitais tão cheios”, pontua.

A vereadora completa que se o município cumprir a responsabilidade primordial “que é a atenção básica, nós vamos ter um grande avanço. Nós da Ouvidoria estaremos cobrando rigorosamente e cotidianamente do secretário de saúde e, principalmente, do prefeito”, conclui. O evento também contará com a presença dos líderes comunitários de Cajazeiras; e da presidente do Conselho Distrital de Saúde de Cajazeiras, Ana Paula Medrado. A atividade é aberta à comunidade. 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: