Abandono: Praia de Ipitanga segue sem cuidados, sem projeto e sem perspectiva

A praia de Ipitanga é um dos mais belos trechos do litoral baiano. No entanto, nos últimos anos, tem sistematicamente sendo vítima do descaso dos governos municipais.

Entra gestão, sai gestão e não muda nada. Ensaiam projetos mirabolantes, que custam milhões, e que sequer saem do papel. Basta fazer uma consulta rápida na internet ou na própria prefeitura que se acha com facilidade projetos para a orla da cidade. A gestão anterior, do Dr. Márcio Paiva, apresentou um projeto para requalificar a orla mas, nada saiu do papel. A prefeita Moema Gramacho, na sua primeira gestão, também o fez e igualmente nada virou realidade.

Recentemente, nessa atual gestão, a prefeita ao solicitar a aprovação de um empréstimo de mais de 40 milhões à Câmara Municipal, deu como parte da justificativa ao mesmo, um suposto projeto de requalificação da orla, apesar de não ter encaminhado projeto algum a Casa Legislativa e muito menos disponibiliza-lo a população em nenhuma das mídias oficiais, tudo “de boca”.

Fora do “mundo fantástico de Bob” dos gestores, quem anda pela orla sente vontade de chorar. O cenário é igual ao de um “pós guerra”. Restos de construções, ruínas de edificações destruídas, madeiras amontoadas pelo que sobrou das calçadas, lixo, calçadão cheio de buracos, iluminação deficiente, sem falar das barracas, ou do que sobrou delas, que sem qualquer estrutura seguem, aos trancos e barrancos funcionando.

Sob qualquer aspecto a situação é triste. Visual, econômico – já que o turismo é diretamente afetado, moral – já que os barraqueiros e moradores estão cansados das promessas, de segurança – já que a falta de iluminação a noite e a falta de estrutura durante o dia, deixa os frequentadores e moradores a mercê da bandidagem.

Os moradores, junto com associações do bairro, já tentaram de várias formas mudar esse quadro. Mas, os gestores sempre dizem que, por se tratar de área da União, não podem fazer as intervenções necessárias sem a devida autorização. No entanto, tal situação não os impede de continuar prometendo projetos mirabolantes.

Continuamos esperando o projeto de requalificação da orla e seguiremos acompanhando até o dia da tão sonhada execução do mesmo.

As imagens são de Juno Sardeiro.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: